Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site

As Viagens Exploratórias e o Valor da Experiência

Ilustração, em papel a imitar papel de lustro, com partes de fotografias a preto e branco de afazeres africanos: tocar música, andar de canoa, utilização do almofariz com o pilão

Detalhes

Projetos especiais | parcerias em curso 3º CicloEnsino ProfissionalEnsino Secundário

Gratuito

Ano letivo 2018/19

Partilhar nas redes sociais

Sobre a atividade

No ano letivo 2018/19 o Padrão dos Descobrimentos realiza um projeto de continuidade em parceria com a Casa Pia, aprofundando as práticas de colaboração com a comunidade escolar da área envolvente. O projeto envolve uma turma do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares e uma artista, numa aborda gem transversal ao tema As Viagens Exploratórias e o valor da experiência. O projeto realiza-se na escola, no monumento e na área envolvente, e baseia-se num pressuposto de abertura e flexibilidade, porque o caminho a percorrer é definido passo a passo em conjunto com os professores e com os interesses e desejos dos alunos. Pretende-se promover o processo criativo, estimular o trabalho em equipa e a vontade de correr riscos.

Com a duração de 5 meses e com regularidade semanal, o projeto resultará, no final, numa apresentação pública à comunidade mais próxima dos alunos, no formato que fizer mais sentido para reunir e partilhar o trabalho desenvolvido. O tema tem como inspiração e ponto de partida o Padrão dos Descobrimentos – testemunho da nossa identidade cultural e que no contexto deste projeto é tomado como espaço icónico da Expansão Portuguesa que nos incita a refletir sobre essa enorme vontade de ir mais longe, conhecer, experienciar, comparar, interrogar. Qual é afinal o valor da experiência?

Sofia Cabrita foi a artista convidada para orientar este projeto. Irá trabalhar os processos e as atividades de natureza artística que se articulam com os de natureza pedagógica, tendo em conta os conteúdos propostos e usará o teatro e as disciplinas que o compõem para desenvolver estratégias de comunicação eficazes para captar a atenção, motivar e envolver os alunos.

Ilustração de Yara Kono para Folheto do Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos 2019