Plasticus mutantis
01 Julho 2022 - 30 Junho 2023Detalhes
De julho de 2022 a junho de 2023
Partilhar nas redes sociais
Sobre a atividade
Plasticus mutantis. (mutação/mudança). O nome deste projeto surgiu da ideia das alterações que podem surgir no nosso corpo pelo contacto ou incorporação de plástico, referindo-se também à mudança na forma como utilizamos o plástico.
Os seres desconhecidos que surgiam no mar durante as viagens no tempo dos descobrimentos foram a inspiração para imaginar as pequenas mutações que podem surgir pelo contacto do nosso corpo com o plástico que nele viaja. Monstros, mutantes com corpos aparentemente normais, mas apresentando uma extravagância: um braço enorme, uma mão com garras, uma cauda, um pé muito grande, cornos… mas construídos com lixo de plástico.
O projeto começou com a divulgação à comunidade escolar, para que todos fossem informados sobre as suas razões e objetivos, sobre o que se pretendia concretizar e sobre os vários contributos que cada um poderia dar. Seguiu-se um período de formação das pessoas interessadas em aprofundar o tema da desplastificação dos oceanos, incluindo a identificação de medidas concretas para desplastificar a escola.
Finalmente seguiram-se as fases de implementação do projeto com professores e as turmas do 5º, 8º e 11º ano do Centro Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira que irão participar ativamente na construção dos eventos que terão lugar durante a Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro. Uma iniciativa de cariz nacional dirigida à infância e juventude, que visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.
O clímax do projeto Plasticus mutantis irá acontecer durante a Bienal com a partilha, junto de um publico alargado, das ideias e das construções artísticas desenvolvidas.
PROGRAMAÇÃO
21 março – 11h30
Desfile Plasticus mutantis na Rosa-dos-Ventos, junto ao Padrão dos Descobrimentos/ inauguração do projeto na Bienal Cultura e Educação
2 maio
Abertura da instalação Plasticus mutantis de Ana Pêgo no vestíbulo do Padrão dos Descobrimentos e apresentação de um documentário sobre o projeto realizado pelos alunos do 11º ano (turma de audiovisuais) do Centro Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira
2 maio – 2 junho
Duração da instalação e do documentário – o visionamento do documentário e o jogo será facultado mediante a marcação prévia das escolas. A mediação realizada pelo Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos.
30 maio – 11h30
Desfile Plasticus mutantis na Rosa-dos-Ventos, junto ao Padrão dos Descobrimentos
2 junho
Encerramento da programação Plasticus mutantis
Conceção e realização – Ana Pêgo
O projecto Plasticus mutantis é uma parceria entre Padrão dos Descobrimentos, EGEAC, Casa Pia de Lisboa – Centro Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, Plano Nacional das Artes (PNA) e Ana Pêgo do projeto Plasticus maritimus.