Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Ciclo de Cinema “Outros impérios, outras visões”

13 Outubro 2021 - 26 Novembro 2021

Detalhes

Documentário

Preços

Bilhete simples: 4,50€

Bilhete com desconto (menores de 25 anos, maiores de 65 anos, estudantes e desempregados, mediante documento comprovativo): 2,50€

Adquira o seu bilhete no Padrão dos Descobrimentos ou através da Blueticket

Mais informações em 213 031 950

 

 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Sobre o evento

PROGRAMAÇÃO

de 13 de Outubro a 26 de Novembro

 

13 de Outubro 18h00

Les statues meurent aussi | As estátuas também morrem (1953)

“A arte africana, que revela a cultura do continente, tem agora lugar em museus. As danças religiosas transformaram-se em espectáculos. A arte negra está a morrer uma vez que perdeu a espiritualidade e já não está enraizada num contexto social. Tornou-se num mero objecto comercial. ”

Realização – Chris Marker / Alain Resnais / Ghislain Cloquet

França

Duração – 30 min

————————————————————————————-

14 de Outubro 18h00

Documentário Visões do Império (2020)

“Visões do Império” é um documentário sobre o império português tal como aparece nas fotografias, a partir do final do século XIX até à revolução que em 1974 pôs fim ao regime político que governava Portugal.”

Realização – Joana Pontes

Portugal

Duração – 93 min

————————————————————————————-

 

21 de Outubro 18h00

If only I were that Warrior | (2015)

If Only I Were That Warrior é um documentário sobre a ocupação italiana da Etiópia em 1935. Na sequência da recente construção de um monumento dedicado ao general fascista Rodolfo Graziani, o filme aborda os crimes de guerra impunes cometidos em nome das ambições imperiais de Mussolini. As histórias de três personagens – filmadas na Etiópia, Itália e Estados Unidos da actualidade -, levam o público a uma viagem pelas memórias vivas e pelos vestígios tangíveis da ocupação italiana na Etiópia, uma viagem que atravessa gerações e continentes em que esse legado, muitas vezes esquecido, ainda liga o destino de duas nações e dos seus povos”.

Realização – Valerio Ciriaci

Duração – 71 min

————————————————————————————-

 

12 de Novembro 19h00

The Host (2015)

“Uma cineasta torna-se detetive forense quando reúne centenas de fotografias em busca do que julga ser uma história escondida acabando por se encontrar dentro da história que está a pesquisar. The Host investiga as atividades da British Petroleum (BP) no Irão: uma história de poder, arrogância imperial e catástrofe. Enquanto as placas tectónicas da conspiração geopolítica se vão movendo, em fundo, o filme pede-nos para olharmos, e olharmos de novo, para as imagens produzidas pela empresa de petróleo e para as fotografias pessoais tiradas pela sua equipa britânica no Irão – incluindo as dos pais da cineasta – não pelo que mostram, mas pelo que traem. The Host é sobre as histórias que contamos sobre nós e sobre os outros, os factos e as ficções pelos quais vivemos e as suas consequências.”

Realização – Miranda Pennell

Reino Unido

Duração – 59 min

————————————————————————————

 

26 de Novembro 19h00

Bengal shadows (2017)

“Este documentário contundente traz à luz um episódio menos conhecido da Segunda Guerra Mundial – a fome de 1943 -, durante a qual vários milhões de pessoas morreram de fome em Bengala. Hoje, numerosos historiadores, investigadores e escritores, da Índia e da Grã-Bretanha, culpam o Império Britânico pela fome que ocorreu enquanto o subcontinente estava sob seu domínio. Alguns historiadores alegam que Winston Churchill foi o responsável pela fome e até se lhe referem como um crime contra a humanidade. O filme dá voz a historiadores, investigadores e sobreviventes que testemunharam esses trágicos acontecimentos.”

Realização – Joy Banerjee & Partho Bhattacharya

França

Duração – 48 min