Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Serviço Educativo 2019-2020

Partilhar nas redes sociais

Sobre a publicação

O Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa e a obra do Infante D. Henrique, impulsionador das descobertas.

Na sua dimensão educativa – o património cultural, a arquitetura do monumento, a sua história e a evolução do espaço envolvente – constituem temas fundamentais da programação proposta, sempre atenta às dinâmicas do presente e ao seu impacto na renovação das narrativas da História. Na sua relação com o público escolar, o Padrão procura dinamizar a reflexão e a compreensão de um período de grande transição, portador de experiências e novidades que transformaram o mundo ocidental.

As exposições temporárias que se apresentam neste ano letivo são ainda a oportunidade para explorar novas temáticas e abordagens. Em Belém: Demolir para Encenar, desenha-se um percurso para conhecer a evolução urbanística de Belém e aflorar as questões da preservação e valorização do património, em paralelo com a ideia de intervenção urbana e de reorganização dos espaços; INCOGNITUM: CIRCUM – Navegações CONTEMPORÂNEAS comemora os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães e das suas implicações histórico-sociais e propõe uma reflexão sobre o Incógnito ou aquilo que desconhecemos ou percebemos mediante os nossos condicionalismos culturais, chamando a nossa atenção para o muito pouco que sabemos uns sobre os outros.

Estas são as propostas do nosso Serviço Educativo para este ano letivo. Esperamos por si!