Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

O Padrão vai à Escola

Detalhes

Visitas / Atividades Escolas

Preço:

2,50€

Duração:

1h30

Marcações: se@padraodosdescobrimentos.pt

Partilhar nas redes sociais

Sobre a atividade

A partir de 16 de dezembro, o Padrão dos Descobrimentos estará encerrado temporariamente para obras de remodelação.

Enquanto decorrem os trabalhos, o Serviço Educativo irá manter-se ativo, apresentando um conjunto de atividades direcionadas às instituições de ensino que estão na sua proximidade.

A visitas-oficina serão realizadas nas escolas por  elementos do Serviço Educativo.

 

Sou um peixe comilão, mas lixo não!

Nham, nham é um conto sobre peixes que comem peixe. E se um deles comer lixo? O que acontece? Contar o conto acrescentando este ponto é o mote para uma brincadeira ao faz-de-conta que salvamos animais marinhos em apuros. Uma dinâmica lúdico-pedagógica que sensibiliza para a poluição do mar

Pré-Escolar:

Vamos ser Monstrologistas?

Quantos monstros encontras na Rosa dos Ventos? Como foram criados? E são assim tão assustadores como pensas? Nesta oficina vais criar o teu próprio monstro, e dar um nome! Será um animal aquático? Terá asas? Ou será um monstro tímido? Dá asas à tua imaginação, e adiciona o teu monstro à Rosa dos Ventos do Padrão dos Descobrimentos!

1º Ciclo:

Monstros debaixo da língua

Oficina de escrita e de expressão plástica
Como nascem afinal as palavras? Como se criam? Como crescem?
Nesta oficina os participantes inventam palavras novas a partir de raízes etimológicas de origem grega, latina, árabe ou crioula…, ao mesmo tempo que plasticamente criam e descrevem as suas características físicas, o local onde vivem, e outros tantos hábitos, dando-nos a conhecer estes inigualáveis pequenos monstros…

2º Ciclo

Descobrir Camões

Uma mala repleta de objetos misteriosos, inusitados mesmo, caricatos até, é o ponto de partida para uma conversa divertida e descontraída sobre a vida, particularmente rica, do autor e sua obra. Com o espírito camoniano imbuído, o desafio seguinte não poderia ser senão, pois, o de uma oficina poética, com o vocabulário de alguns dos seus poemas. Que nos valham a nós, lusitanos, as ninfas do Tejo!

3º Ciclo