Dia Municipal para a Igualdade
24 - 28 Outubro 2023Detalhes
Atividades gratuitas mediante inscrição
Marcações: 213 031 955/56/57
se@padraodosdescobrimentos.pt
Partilhar nas redes sociais
Sobre a atividade
No Padrão dos Descobrimentos, entre os dias 24 e 28 de outubro, celebra-se o Dia Municipal para a Igualdade com várias atividades como visitas mediadas com audiodescrião e em língua gestual portuguesa e oficinas direcionadas para escolas e famílias.
Programa
24 de outubro, terça-feira.
10h30 – Visita mediada com audiodescrição
Vocacionada para pessoas com deficiência visual, esta mediação visa o conhecimento do conjunto patrimonial do Padrão dos Descobrimentos e da Rosa-dos-Ventos, através da narração descritiva e do tateamento de impressões em alto-relevo e modelos 3D.
Público alvo: Adultos
14h30 – Visita mediada com interpretação em língua gestual portuguesa
Esta mediação percorre o conjunto de aspetos e temas envolvidos no Monumento, como o contexto histórico, a caracterização do lugar, a mitologia, ou a interculturalidade, com interpretação em língua gestual portuguesa.
Público alvo: Adultos ou Escolas
26 de outubro, quinta-feira.
14h30 – Agora é que são elas!
Visita-debate
No Padrão há a estátua de apenas uma mulher. É a de D. Filipa de Lencastre. Que papel lhe atribuiu a sociedade em que viveu? E a sociedade do Estado Novo?
Este é o mote para uma conversa sobre o papel da mulher ao longo da história, que é também o da conquista de direitos, o do caminho para a Igualdade.
Público alvo: Escolas (3º ciclo e Secundário)
27 de outubro, sexta-feira.
14h30 – Entre Fronteiras
Jogo e oficina de escrita
Uma mala, um passaporte e uma viagem imaginária constituem o ponto de partida desta oficina. Sob a forma de um jogo de dramatização são trabalhados conceitos que fazem parte do fenómeno das migrações, que ocorrem entre todos os povos e por todo o mundo.
O desafio criado ao longo deste percurso envolve escolhas e decisões das crianças, procurando favorecer a reflexão conjunta sobre estes fenómenos migratórios, os seus atores e os diferentes cenários de adaptação a uma nova vida. Uma atividade que convida à participação de todos, estimulando a capacidade de diálogo, a reflexão e o espírito crítico.
Público alvo: Escolas (2º e 3º ciclos)
28 de outubro, sábado.
11h00 – Gestos para a Igualdade
Oficina de gesto e pensamento
Um gesto pode ser um ato, uma decisão, uma atitude. Fazemos gestos a todo o momento, todos os dias. Outros gestos, porém, ficam por fazer. No Padrão há muitos gestos: belos, úteis, políticos, sociais…
Qual foi o gesto mais belo que viste fazer? E o mais nobre? E que gestos podemos nós fazer pela Igualdade?
Público alvo: Famílias