Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Histórias do faz-de-conta 2023/2024

Detalhes

Oficinas famílias Famílias

Custo: €5 por criança (1 adulto incluído); €1,5 por cada adulto extra.

 

Marcações: 213 031 955/56/57 | se@padraodosdescobrimentos.pt

 

Lotação: máximo 20 pessoas (não diferenciando entre crianças e adultos)

Partilhar nas redes sociais

Sobre a atividade

Eu sou o mar. Sou muito grande, feito de água de todos os tons de azul. Cheiro a pedras e areia, a sal e algas. A minha voz são as ondas, que crescem longe, cheias de espuma, e quebram na areia com um barulho de palmas. Faço magia: transformo as minhas muitas pequeninas algas em ar bom para respirares. Começo nesse lindo lugar que é a praia, onde há tantos tesouros… Em mim moram muitos animais, todos especiais.

Eu sou o mar mas estou triste. É por causa da poluição. Preciso da tua ajuda. Por isso dou-te uma missão: a de seres um super-herói da sustentabilidade!

Desta vez, as Histórias do faz-de-conta são sobre o mar e têm continuidade entre si. Um domingo por mês, ao longo de 9 sessões, vamos sensibilizar para o valor e beleza do mar e para a importância de o proteger, com práticas sustentáveis e cidadania ativa. Vamos ser super-heróis da sustentabilidade!

 

 

Domingo, 22 de Outubro de 2023 | 11h

Olá, Mar!

O que é o mar? O mar é grande? O mar tem cor, sabor e cheiro? O mar tem tesouros? O mar faz magia? O mar é casa de animais? Sim: o mar é incrível! Apura todos os teus sentidos e vem conhecê-lo!

 

 

Domingo, 26 de Novembro de 2023 | 11h

No mar há muitas casas!

O mar é onde moram os animais marinhos: as majestosas baleias, os simpáticos pinguins, os curiosos caranguejos… Mas cada um na sua casa, cada um no seu habitat! Com areia da praia e água do mar, animais marinhos e muita imaginação, vem construir um habitat!

 

 

Domingo, 17 de Dezembro de 2023 | 11h (esgotado) & 15h30

Mas que peixeirada!

Os peixes são todos iguais? Nada disso! Os peixes são muito diferentes uns dos outros. Há os achatados, os que usam crista, os de boca grande, os que mudam de cor conforme lhes apetece, os que têm braços saídos da cabeça e até os que usam penacho, imagina! Se não acreditas vem comprovar. Vai ser uma verdadeira peixeirada!

 

 

Domingo, 28 de Janeiro de 2024 | 11h

Tesouros do Mar

Búzios, conchas, estrelas, ouriços, … De certeza que o mar já te ofereceu algum, empurrando, uma e outra vez, até que chegue ao pé de ti, na praia. Já reparaste nas suas formas, cores, textura? Já reparaste como são bonitos? São tesouros do mar! Vem conhecer a nossa coleção de tesouros do mar e inspira-te para criares a tua!

 

 

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 | 11h

Mais lixo do que peixe no mar? Super-heróis da sustentabilidade precisam-se!

Acabámos de ouvir, do nosso sábio búzio, um som de socorro do mar. Porque será? Talvez porque há já quase mais lixo do que peixe no mar. Não vamos ficar parados! Vamos tornar-nos super-heróis da sustentabilidade!

 

 

Domingo, 17 de Março de 2024 | 11h

Missão: reciclar!

Uma praia cheia de lixo? Animais marinhos presos em embalagens e com plástico nas suas barrigas? Oh não… a Natureza está em apuros! Missão SOS Natureza: resgate de animais marinhos, rusga ao lixo e corrida ao ecoponto! …só para super-heróis da sustentabilidade!

 

 

Domingo, 21 de Abril de 2024 | 11h

Missão: repensar!

Precisamos mesmo de tudo o que compramos? Podemos fazer compras com menos plástico? E temos mesmo de comprar o que precisamos ou podemos fazer em casa? Em vez de um gel de banho numa caixa de plástico, porque não escolher antes um sabonete numa caixa de papel ou até mesmo fazê-lo em casa? Missão SOS Natureza: oficina de sabonetes! Porque escolhas boas para a Natureza é um superpoder que só um super-herói da sustentabilidade tem!

 

 

Domingo, 26 de Maio de 2024 | 11h

Sou um ativista!

Um super-herói da sustentabilidade também mostra às pessoas o problema da poluição. Há muitas formas de mostrar às pessoas o problema da poluição: a conversar, a protestar, a fazer uma peça de arte, a mandar uma carta a um líder, a lançar ideias nas redes sociais, a convidar amigos para uma rusga ao lixo… A isso chama-se ser ativista! Torna-te um ativista!

 

 

Domingo, 30 de Junho de 2024 | 11h

Gincana para super-heróis da sustentabilidade

Sabes se a tartaruga consegue comer alforrecas sem ser picada? És rápido a separar e colocar o lixo no Ecoponto? Distingues o som dos animais marinhos? Sabes fazer compras boas para a Natureza?

Então esta gincana é para ti, que és um super-herói da sustentabilidade!