Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 Abril 2019
Ilustração com desenhos e fotografia do Padrão dos Descobrimentos durante a exposição de 1940 em papel a imitar papel de lustro

Detalhes

Dias temáticos

 

Marcação prévia

213 031 950 | se@padraodosdescobrimentos.pt

 

Partilhar nas redes sociais

Sobre o evento

10h30 | Máscaras Africanas
Oficina de artes plásticas e dança
1º e 2º Ciclos e ATLS

A partir das máscaras africanas presentes na exposição Contar Áfricas!, vamos viajar pelo universo das máscaras africanas e conhecer os segredos da sua existência. Qual é o objetivo da sua construção? Em que elementos se inspiram? Quais são as cores e os materiais predominantes? Quem é que as usa? Em que situações é que são usadas? Qual o seu significado?
Depois, com muita imaginação e inspiração, vamos criar máscaras africanas cheias de poderes mágicos e dançar ao ritmo de sons africanos.

 

10h30 | Passeio Lembrar Belém
Todos os públicos

Este passeio pretende chamar a atenção para a História de Belém, como local evocativo das Descobertas Marítimas e marcado em 1940 pela Exposição do Mundo Português, mostrando como o património construído e natural se cruzam e reforçam a sua identidade cultural e patrimonial ligada ao Tejo e ao mar.

 

11h30 | Visita Guiada à exposição Contar Áfricas!
Todos os públicos

Contar Áfricas! é uma exposição-ensaio, um exercício científico-museológico em que importa a diversidade de África e não a “visão” que de África tiveram os portugueses.
A multiplicidade dos curadores, peças e palavras, construíram o objetivo da exposição: uma chamada de atenção sobre a história de África, dos seus poderes, organizações sociais, culturas e valores, mostrando algumas diferenças e originalidades que se registam em tão vasto território.

 

15h00 | Visita Guiada Da Praia do Restelo à Belém Cultural
Todos os públicos

Esta visita promove a perceção da evolução da zona de Belém, mostrando como o património, a paisagem/ natureza e os imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos se cruzam ao longo dos tempos. Proporciona simultaneamente uma reflexão em torno da conservação e salvaguarda, e do desenvolvimento sustentável, como perspetiva de futuro face à mutação e adaptação provocada por aqueles imperativos.
Todos os públicos

 

19h00 | Visita Guiada à exposição Contar Áfricas!
Todos os públicos

Contar Áfricas! é uma exposição-ensaio, um exercício científico-museológico em que importa a diversidade de África e não a “visão” que de África tiveram os portugueses.
A multiplicidade dos curadores, peças e palavras, construíram o objetivo da exposição: uma chamada de atenção sobre a história de Africa, dos seus poderes, organizações sociais, culturas e valores, mostrando algumas diferenças e originalidades que se registam em tão vasto território.