Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Lisboa à beira Tejo 1860-2010

Partilhar nas redes sociais

Sobre a publicação

Lisboa à beira Tejo | 1860-2010

É uma obra que  resulta de uma parceria entre o Padrão dos Descobrimentos – EGEAC e o Arquivo Municipal de Lisboa, editada em 2010 e que dá a conhecer a relação da cidade com o rio num manancial constante de surpresas que alimentam a diferença lisboeta.

A atração pelos aspetos peculiares dessa coabitação criativa ganhou especial enfoque com a disseminação da fotografia, na segunda metade do século XIX, prendendo ao sabor do acaso a pluralidade de facetas que fizeram o dia-a-dia desse universo ribeirinho em mutação permanente. Profissionais ou amadores, inúmeros fotógrafos se deixaram contagiar por essa realidade palpitante, onde se misturam gentes e barcos num cenário que se foi desdobrando em novidades constantes: docas novas, guindastes, comboios, avenidas ou edifícios.

Neste álbum encontramos a mundividência lisboeta numa seleção de imagens do vasto espólio do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, procurando que o visitante percorra em roteiro imaginário o percurso da margem do rio desde a foz do Trancão à antiga praia de Pedrouços. Com enfoque natural nas áreas mais míticas – Terreiro do Paço, Cais do Sodré ou Belém – é essa cidade em reelaboração que surge animada pela cadência datada das fotos selecionadas.

À venda no Padrão dos Descobrimentos

Preço: 25,00€