Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Plasticus mutantis 

01 Julho 2022 - 30 Junho 2023

Detalhes

Projetos especiais | parcerias em curso Escolas

De julho de 2022 a junho de 2023

 

Partilhar nas redes sociais

Sobre a atividade

Educação/ sensibilização/ estratégia de mudança

 

Plasticus mutantis. (mutação/mudança). Este nome surgiu da ideia das alterações que podem surgir no nosso corpo pelo contacto ou incorporação de plástico. Mas também se refere à “mudança” na forma como utilizamos o plástico.

 

  • O projeto Plasticus mutantis desenvolve-se dentro e fora da escola em várias fases. Começa com a divulgação do projeto à comunidade escolar, para que todos estejam informados sobre as suas razões e objetivos, sobre o que se pretende concretizar e sobre os vários contributos que cada um poderá dar, na medida da sua vontade e disponibilidade. Segue-se um período de formação das pessoas interessadas em aprofundar o tema da desplastificação dos oceanos, incluindo a identificação de medidas concretas para desplastificar a escola.
  • Finalmente seguem-se as fases de implementação do projeto, com os professores e as turmas que vão participar ativamente na construção dos eventos que terão lugar durante a Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro. Naturalmente o clímax do projeto ocorre na própria Bienal com a partilha, junto de um publico alargado, das ideias e das construções artísticas desenvolvidas durante o processo.

 

A ideia de monstros/mutantes é uma analogia aos monstros marinhos da época dos descobrimentos e a imaginária consequência da presença de plástico no nosso organismo. Os seres desconhecidos que surgiam no mar durante as viagens no tempo dos descobrimentos servirão de inspiração para imaginar as pequenas mutações que podem surgir pelo contacto do nosso corpo com o plástico que nele viaja. Corpos aparentemente normais, mas apresentando uma extravagância: um braço enorme, uma mão com garras, uma cauda, um pé muito grande, cornos… tudo construído com lixo de plástico.

Durante a Bienal prevê-se a realização de desfiles performativos com esses seres mutantes, a realização de um filme e, eventualmente, uma instalação no Padrão dos Descobrimentos.

 

 

 

Padrão dos Descobrimentos  + PNA – Plano Nacional das Artes + CED- Jacob Rodrigues Pereira

 

Nível de Ensino

Envolve toda a comunidade escolar e um trabalho mais ativo com 2 turmas escolhidas pela escola

 

Conceção e realização

Ana Pêgo

 

 

Competências a desenvolver

Bem-estar, saúde e ambiente

Informação e comunicação

Pensamento crítico e criativo

Desenvolvimento e autonomia pessoal

Raciocínio e resolução de problemas

Relacionamento interpessoal

 

Ciclo temático – BIODIVERSIDADE